sexta-feira, 7 de junho de 2013

VISITA AO CEMATEPCA

Hoje damos início ao nosso blog, relatando nossa visita ao CEMATEPCA. Teve palestra e circuito de atividades.

Cematepca prepara programação extensa para Semana do Meio Ambiente 


 
 Escrito por   
Foto: Reprodução. Foto: Reprodução. Entre os dias 3 e 7 de junho, o Centro Municipal de Ampliação do Tempo e Espaço Pedagógico da Criança e do Adolescente (Cematepca) promove a I Semana do Meio Ambiente, como o tema "Conscientizar para transformar". A ideia do evento é promover atividades diferenciadas que despertem a conscientização dos alunos com base em conhecimentos científicos sobre o meio ambiente.
O evento é destinado aos alunos de seis a 14 anos que frequentam a unidade, bem como aos estudantes de algumas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Blumenau que serão convidadas a participar. Para garantir o sucesso do evento, uma programação extensa foi elaborada para os cinco dias. Ao todo, serão realizadas cinco palestras, seis oficinas e diversas visitas ao Corredor Ecológico Tátil.
Todos os dias receberão uma palestra diferente, sempre abordando temas ligados ao meio ambiente, como a biodiversidade e a taxidermia. Elas serão ministradas por professores da Universidade Regional de Blumenau (FURB), que desenvolvem projetos de pesquisa no Parque Nacional da Serra do Itajaí e no Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial. Ainda haverá apresentações sobre o "Projeto Bugio", "Projeto Carnívoros - Os felinos do Parque Nacional da Serra do Itajaí" e "Antártida: a última fronteira".
Além disso, estão sendo preparadas oficinas de dança, teatro, musicalização, contação de histórias, recreação e de origami, sempre com ênfase na questão ambiental. Elas serão ministradas pelos próprios professores do Cematepca, exceto a de origami que será coordenada por um palestrante convidado. A cada dia serão ofertadas três oficinas, com duração de 30 minutos cada, para garantir que os alunos participem de todas.
Outra grande atração do evento será o Corredor Ecológico Tátil. Com o tema: "Floresta Atlântica - sua fauna e sua flora", o corredor será montado utilizando animais representativos da Floresta Atlântica reproduzidos para exposição, que serão cedidos pelo Laboratório de Taxidermia da Furb. O espaço também será decorado com folhas, galhos e cipós.
Com o corredor tátil, o objetivo do Cematepca é despertar nas crianças a curiosidade pelos sons, sensações e o que realmente se observa quando está em uma floresta. No primeiro momento, as crianças estarão vendadas, para que percebam suas habilidades táteis. No segundo momento, percorrerão o corredor observando e reconhecendo os animais e plantas a sua volta.
De acordo com a professora do projeto sócio-ambiental, a bióloga Marcela Braga Godoy, a escola tem um papel essencial para impulsionar as transformações de uma educação que assume compromisso com a formação de valores de sustentabilidade. "O papel da educação ambiental nas escolas é o de informar, conscientizar e trabalhar em conjunto com outras disciplinas para formar indivíduos responsáveis pelas transformações ambientais", afirma ela.
Texto: Talita Catie



DEPOIMENTOS DE ALUNOS

Eu achei muito legal e divertido. Conheci muitas espécies de aves em extinção. 
Eduardo Machado de Medeiros - 5º Ano 2013.
Diretora: Verônica Camêlo
Coordenadora: Ingelore P. Techentim
 Profª de Informática: Marina Quintino
 Profª  regente Cynara
Profª - Leitura e Pesquisa - Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário